Mostrando postagens com marcador Evento. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Evento. Mostrar todas as postagens

24 de nov. de 2010

Horário de verão

Horário de verão começou neste final de semana

Medida visa reduzir o consumo de energia no horário de pico e garantir melhor eficiência no abastecimento de eletricidade durante o verão. E é a prova de que é possível nos unirmos para economizar. Então, aproveite o período para adotar outras dicas sustentáveis para o uso de energia e mantê-las quando o horário de verão terminar

Domingo às 0h os residentes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste adiantaram seus relógios uma hora para entrarem no horário de verão. O objetivo é reduzir, até o dia 20 de fevereiro, o consumo de energia no horário de pico, que vai das 18h às 21h. “Nessas horas o consumo residencial, com lâmpadas e chuveiros ligados, coincide com o das indústrias, do comércio e com a iluminação pública”, afirma Raimundo Celeste Ghizoni Teive, pesquisador responsável pelo laboratório de Eficiência Energética da Univali - Universidade do Vale do Itajaí, de Santa Catarina.

As regiões Norte e Nordeste não entram porque, por estarem perto da linha do Equador, não apresentam muita diferença na incidência de luz natural entre dias de inverno e verão. Assim, com dias mais longos, a coincidência no consumo de energia é bem menor.

Teive explica que nesta faixa de horário o sistema de transmissão de energia no Brasil fica sobrecarregado e não consegue atender sozinho à toda a demanda. Por isso passa a ser necessário queimar carvão para a geração de mais energia. Mas com o horário de verão há uma redução média de 5% do consumo de eletricidade. “A diferença parece pouca, mas ajuda bastante”, afirma o pesquisador.

A economia de energia do ano passado foi de R$ 30 milhões e 2.500 Megawatt, que equivale ao necessário para abastecer 80% das residências, indústria e comércio da cidade do Rio de Janeiro no horário de pico. “O mais importante é distribuir o consumo de energia e evitar este horário de ponta”, diz Teive. “É por isso que defendo para as residências a tarifa sazonal, que varia em função do horário do dia e da estação. Isso já acontece com a indústria, que paga mais pela energia consumida durante o horário de pico”, afirma.

O horário de verão foi implementado pela primeira vez em 1931. Desde 2008, a mudança no horário é feita no terceiro domingo de outubro e dura até o terceiro domingo de fevereiro. É postergada para a semana seguinte, caso coincida com o Carnaval.

Além do horário de verão, há outras formas para consumir energia de forma sustentável, ou seja, ter um bom resultado energético evitando desperdícios e ainda economizando a cada mês. Isso é o que se chama de eficiência energética. Neste sentido, veja algumas dicas bacanas do Manual de Etiqueta Sustentável, do Planeta Sustentável:
- limpar todas as lâmpadas periodicamente;
- sempre que possível, facilitar a entrada de luz natural;
- verificar a eficiência da borracha da porta da geladeira, para evitar entrada de calor e
- optar por eletrodomésticos com selos Procel ou Energy Star, que garantem menor consumo de energia.

11 de out. de 2010

SWU MUSIC & ARTS FESTIVAL


O SWU Music and Arts Festival é o grande marco de celebração do movimento. Uma experiência memorável que vai combinar música e arte nos dias 9, 10 e 11 de outubro na Fazenda Maeda, localizada no município de Itu, a cerca de 70 km de São Paulo. O evento ocupará um espaço de arena de 200 mil metros quadrados e está preparado para receber milhares de pessoas ao longo dos seus 3 dias de duração.
E não é só de boa música que será feito o SWU. O movimento trará também para os seus participantes, ao longo dos três dias de duração do evento, o Fórum Sustentável, palco onde especialistas, pensadores, políticos, empresários e representantes de entidades não governamentais discutirão com o público alguns dos principais temas da sustentabilidade no século 21.


Água para banho no SWU será tratada e reutilizada




Há quem diga que não é tão fácil assim reutilizar água contaminada por sabonetes, shampoos, etc. Segundo opiniões de internautas, devera haver um preparo antecipado de conscientização para diminiur o consumo destes produtos. Foi questionado pelos jovens o fato de a maioria das pessoas com essa consciência sustentável fazer "xixi" no banho e com isso desconfigurar o ato de higiene. Qual é a sua opinião?

A imagem mostra como será a captação da água do chuveiro e a filtragem


Fórum Global de Sustentabilidade

O movimento de conscientização em prol da sustentabilidade SWU e a Nestlé apresentam a programação do Fórum Global de Sustentabilidade que acontece nos dias 9, 10 e 11 de outubro na fazenda Maeda, em Itu (SP), durante o SWU Music and Arts Festival.


O evento reunirá um time de grandes personalidades internacionais e nacionais para três dias de debates em torno de soluções, oportunidades, ideias e experiências de um mundo mais sustentável. São 24 speakers e outros 20 convidados entre especialistas, pensadores, empresários e representantes de entidades não-governamentais. Durante os três dias do Fórum eles discutirão com o público alguns dos principais temas da sustentabilidade no século 21: Negócios Sustentáveis, Inclusão de Minorias e Jovens e Meio Ambiente.
Sob curadoria da americana Kate Dohring, fundadora do Wealth Living and Giving (organização filantrópica que reúne uma revista, website e consultoria para fundo de doações), e da brasileira Lala De Heinzelin e com consultoria da Visão Sustentável, o Fórum Global de Sustentabilidade SWU, cuja assinatura é “Fazer um Mundo de Diferença”,  foi concebido para inspirar pessoas para a prática da sustentabilidade por meio do exemplo positivo de personalidades que já começaram a agir e que refletem o conceito do SWU, de que a mudança que você quer ver no mundo “Começa com Você”.


Entre as presenças nacionais, o Fórum contará com as participações do músico Marcelo Yuka, Alessandra França (presidente do Banco Peróla, de microcrédito), Lucia Araújo (canal Futura) e Ladislau Dowbor (presidente do Conselho do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP),.


O Fórum funcionará entre 12h e 14h40, com apresentações dos palestrantes e debates com a participação do público.


http://www.swu.com.br