24 de nov. de 2010

O consumidor pode mudar o sistema

Consumo consciente, pós-consumo, lixo eletrônico: todas essas expressões representam pontos importantes para a preservação ambiental no País. O consumidor brasileiro ainda tem muito a refletir e pode atuar de forma decisiva. Nessa transformação, as instituições dedicadas ao tema são grandes aliados

INFORMAÇÕES QUE GERAM AÇÕES

Para quem quiser saber mais sobre consumo consciente, a internet é um ótimo veículo, já que todas as instituições especializadas mantêm endereços com informações completas. O site do Instituto Akatu - organização não governamental, sem fins lucrativos, criada em 2001 com a intenção de educar e mobilizar a sociedade - é um ótimo exemplo. Referência em iniciativas e projetos que colocam em prática esse estilo de consumo, o Akatu publica notícias e dispõe de várias ferramentas para que o usuário aprimore práticas e conhecimento. Vale navegar e explorar todas as seções, das quais destacamos algumas, aqui.

A seção Como fazer - Orientações práticas, por exemplo, traz informações sobre coleta seletiva, descarte de óleo de cozinha, de pilhas e baterias e, também, sobre os selos de qualidade dos bens que chegam até o consumidor. Em O que fazer - Dicas, há informações sobre o consumo de água, alimentos, energia e, também, sobre reciclagem.

Prestar atenção à leitura de rótulos, pedir nota fiscal, aprender a identificar - no ato da compra - que produtos são feitos de material reciclado... Estas são pequenas ações consideradas no Teste do Consumo Consciente. Trata-se de uma ótima oportunidade para assimilar atitudes conscientes no dia a dia. Impossível ficar indiferente às idéias comentadas e propostas por ele.

O Guia Akatu de Empresas e Produtos é um sistema no qual as empresas encontram espaço aberto para cadastrar seus produtos e marcas. São vários os benefícios: além de dar visibilidade às ações de responsabilidade social, os consumidores podem fazer comentários e vê-los respondidos pelas empresas.

O Centro de Referência Akatu traz resultados de pesquisas realizadas pelo Instituto e uma biblioteca sobre consumo consciente, dividida por temas: consumo, responsabilidade social empresarial, água, riscos no consumo, saúde, clima, alimentos, qualidade, ecossistemas, transporte, energia e resíduos.

O Portal do Consumidor, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior é outro espaço virtual importante. A seção Onde Reclamar lista todas as instituições a que os cidadãos podem recorrer no caso de se sentirem lesados ao consumir qualquer bem ou serviço. O site ainda possui uma Biblioteca Virtual com cartilhas e livros educativos para download.

E ainda existe o portal Direito do Consumidor, do Ministério da Justiça, que, além de exibir notícias e informações sobre consumo, mantém a íntegra do Código de Defesa do Consumidor: leitura indispensável para entender nossos direitos e deveres nesse processo.

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